9.3.10

Feira de Economia Solidária – ECOSOLIDÁRIA

            Nos dias 24 e 25 de abril de 2010 acontecerá a Feira de Economia Solidária – ECOSOLIDÁRIA, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, Farroupilha - compromisso assumido pela turma que fez a Escola de Formação Fé, Política e Trabalho de 2009. 

            Será um evento em que serão apresentados produtos e serviços de alguns grupos que já experimentam e vivem a Economia Solidária.  

Queremos também estar em sintonia com a Igreja no Brasil que na Campanha da Fraternidade deste ano reflete o tema: Economia e Fraternidade, para desencadear um processo de reflexão, de organização e de mobilização, que some forças, não desperdice energias, e renove esperanças de avanços significativos no enfrentamento da nova situação do trabalho. 

            A prática da Economia Solidária aparece justamente nas iniciativas de produção, comercialização e consumo solidários, pois envolve e articula os diferentes estágios da atividade econômica dos empreendimentos solidários, desde o planejamento, a produção até o consumidor final. A região dispõe de diversos empreendimentos de economia solidária, dispostos nos 32 municípios de abrangência da Diocese; no entanto, carece tornar visíveis estas iniciativas e práticas solidárias. Dentro destas afirmações, pode-se afimar de que Outra economia é possível e acontece.

            Outro aspecto é que a Cáritas da Diocese coordenou o Mapeamento dos Empreendimentos de Economia Solidária da região da Serra, com a aplicação de um questionário que está sendo feito em todos os empreendimentos de Economia Solidária do país, sendo que a esta entidade cabe a responsabilidade de re-visitar 172 grupos cadastrados da Região da Serra e mapear outros grupos. Esse trabalho está ajudando a conhecer esta realidade.  

            A realização deste evento concretiza um ato de protagonismo e participação dos alunos da Escola de Fé, Política e Trabalho em efetivamente experienciar os conteúdos trabalhados na sua formação. A Escola está na sua 7ª edição e já formou mais de 550 alunos, dentre eles, diversos pequenos e grandes empreendedores do segmento da economia solidária. Com a feira terão a oportunidade de apresentar seus produtos, ampliar os contatos e desenvolver novas possibilidades para seus projetos. A disciplina oferecida pela Escola: Economia solidária e o princípio da cooperação, teve como facilitadora, a professora da UNISINOS, Vera Regina Schmitz, mestre no assunto. Todas as edições da Escola tiveram a presença de empreendimentos solidários que relataram suas experiências. Deste contexto nasceu a proposta da Feira Ecosolidária. 

            Construir uma sociedade solidária exige repensar mais radicalmente a "doutrina social" e desenvolver a reflexão ética acerca das novas questões políticas e sociais, muito diferentes da "questão operária" no final do século do século XIX e bem mais complexas que ela. A própria condição da sociedade e da cultura atuais nos impõe contínua atualização da nossa reflexão e permanente busca de respostas adequadas aos novos desafios. Este é o grande desafio que a Escola de Formação Fé, Política e Trabalho busca construir nestes seus sete anos de prática. 

Nenhum comentário: