4.3.08

Fundação da ACREDISOL / RS

No dia 8 de dezembro de 2007 foi fundada a Associação de Microcrédito Popular e Solidário (ACREDISOL / RS), por alunos e ex-alunos da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho, da Diocese de Caxias do Sul, inspirados na prática transformadora de Muhammad Yunnus (Prêmio Nobel da Paz 2006) na Índia.

A Assembléia de Fundação da ACREDISOL / RS foi realizada em Caxias do Sul, no Centro de Formação Pastoral, durante a décima etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho de 2007. Também foi aprovado o Estatuto Social e eleita a primeira Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da ACREDISOL / RS.

Conforme Muhammad Yunnus “O Microcrédito pode não ser uma solução, mas é uma força de mudança, não só econômica e pessoal, mas também social e política”. Além disso, ele afirma que “Não devemos assistir os pobres, assim os destruímos. Todos os seres humanos querem criar.”. Assim, “quando um indivíduo consegue reverter sua situação financeira, tudo se transforma, e então se produz uma mudança radical na sua vida”.

Dessa forma, a ACREDISOL / RS tem por objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico de pequenos empreendimentos formais ou informais dirigidos por pessoas de baixa renda, possibilitando seu acesso ao microcrédito orientado como instrumento de combate à pobreza, viabilizando iniciativas de geração de trabalho e renda.

“Não devemos imputar ao microcrédito a responsabilidade única de reduzir a pobreza, mas não podemos desprezar sua capacidade de iluminar os caminhos para tal”. (Marcos Braz)


Associação de Microcrédito Popular e Solidário

ACREDISOL / RS

Diretoria:
Presidente: ROMEU ANTONIO BIAZUS, Vice-Presidente: MOSAR MATEUS BRUSAMARELLO; Primeira Secretária: MARIA FERNANDA MILICICH SEIBEL; Segundo Secretário: FÁBIO GUSTAVO RAMBO; Primeiro Tesoureiro: NILSO BEVILÁQUA; Segundo Tesoureiro: OSMAR MANTOVANI

Conselho Fiscal Titular:
Primeiro: VALDEMAR PAGNONCELLI; Segundo: ALDOIR ROBERTO BETTINELLI; Terceiro: CLAIMAR MUGNOL
Conselho Fiscal Suplente:
Primeiro: GILMAR ALFONSO KINZEL; Segunda: REGINA MARIZA BENINCÁ DE FARIAS

Assessor jurídico: EZEQUIEL MILICICH SEIBEL;
Assessor contábil: MARCOS PIRES

Nenhum comentário: